quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Homens Modernos, precisam-se

Normalmente estou a horas indecentemente tardias a fazer o jantar. 
Quer isto dizer que frequentemente já a noite caiu e as luzes das casas estão acesas. Há gente que não tem por hábito correr cortinas ou fechar estores quando acendem a luz. 
Quer isto dizer que quem está de fora vê tudo o que se passa dentro da casa dos outros...

Da janela da minha cozinha vejo, entre outras coisas, a janela da cozinha de muita gente e quando acendem a luz ainda vejo melhor :D

Talvez por não ser comum, sempre me chamou à atenção ver, numa determinada cozinha, sempre um homem a trabalhar “como gente grande”.  Confesso que no início pensei que o homem vivia sozinho. Claro que isto soa mal, não sou de todo defensora dos papeis tradicionais familiares, mas há que reconhecer que não é comum; é que o homem, como tantos que conheço, não se limita a fazer o jantar ou a lavar a loiça ou a lavar o fogão ou a estender a roupa, ou, ou, ou.... Não, é mesmo: e, e, e,.... e eu nunca vi mais ninguém naquela cozinha dai pensar que o senhor vivia sozinho.  

Um dia destes chamou-me á atenção umas peças de roupa estendida que, não sendo invulgar, havia umas peças cor-de-rosa... 
Bom, o rosa há muito que não é exclusivo das mulheres, pensei. 
O senhor pode gostar... mas aquilo fez-me uma certa... digamos, impressão. Ainda que só o vendo ao longe, não me parecia ser propriamente o estilo dele. Uns dias depois vejo uma saia estendida entre outras peças que me pareciam femininas e pareceu-me ainda mais improvável serem dele, mas há gostos para tudo!... 

Dias mais tarde confirmo a suspeita: enquanto o senhor esfregava o fogão com um vigor invejável, uma senhora varre o chão da varanda da cozinha enquanto fuma um cigarro.

Onde é que ela o foi buscar?...



96 comentários:

  1. Vê lá se descobres!!!
    E depois, conta! :D

    Beijitos :)

    ResponderEliminar
  2. Já esteve mais longe de lá ir bater à porta...

    ResponderEliminar
  3. Tem de ser assim para depois não dizer que está cansada e lhe doi a cabeça...

    ;)

    Homem sofre!

    ResponderEliminar
  4. Miguel:

    Dor de cabeça? Não sei o que isso é!... ;)

    :D

    ResponderEliminar
  5. Miguel:

    E mulheres que não sabem a sorte que têm...

    ResponderEliminar
  6. Miguel e Fénix:

    Ambos têm razão! :D

    (Fada, a servir de árbitro... ;) )

    ResponderEliminar
  7. What?!?!?!?

    Cartão vermelho pró Miguel!!!

    E 100 flexões no relvado! JÁ!!!!!!!!

    Humpffffffff



    :p

    ResponderEliminar
  8. Fadinha:

    Desculpa mas o Miguel tem razão... :D

    Dizer que os dois têm razão é uma forma de ficares de bem... tens que te decidir de que lado estás: homens ou mulheres...

    ...e arcar com as consequências!

    :D:D:D

    ResponderEliminar
  9. Como what?

    Mas os arbitros não são corruptos?

    E 100 flexões? Queres matar-me?

    :|

    ResponderEliminar
  10. Fénix Maria:

    EU SOU IMPARCIAL!!!!

    Ambos têm razão, pois há homens de sorte (aqueles que têm o privilégio de conviver connosco...eheheh) e também há mulheres que não sabem a sorte que têm (as que têm pessoas excelentes ao lado e não as tratam bem).

    Portanto, estais empatados! :p
    (E se refilas, levas com cartão vermelho tb!)

    Miguel:
    EU não sou corrupta! Não generalizes!
    100 flexões é castigo.
    Mas como sou muito generosa e não, não desejo a tua morte (depois discutíamos com quem??), deixo-te fazer 10 por dia... vá...

    :D

    ResponderEliminar
  11. És tão generosa, Fada!

    Com quem não desejas a minha morte?

    ResponderEliminar
  12. Miguel:

    Sou um poço de generosidade, é que nem imaginas! :p

    Não desejo a tua morte nem a de ninguém.*

    E se morresses, dizia que dp eu e a Fénix não tínhamos com quem discutir, mas ela está caladinha... (menina bonita, não refilou...lol)


    Beijitos


    * Vida longa aos meus inimigos, para que possam assistir às minhas vitórias DE PÉ!

    ResponderEliminar
  13. Pois por mim podem continuar a picardia!

    Não se incomodem!...

    Eu publico...

    ;)

    ResponderEliminar
  14. Realmente, Fenix! Qual picardia?

    Para mim estás é com sono que o gajo não apareceu hoje para limpar a cozinha... dele!

    ResponderEliminar
  15. Por falar em sono...

    Vou bazar, que amanhã é dia de pica-boi!

    Boa noite, durmam bem!

    Beijitos :)

    ResponderEliminar
  16. Ora bem... agora viraram-se os dois para mim, não é?

    Então é assim:

    Miguel: tens razão estou cheia de sono e o gajo não apareceu hoje e se viesse limpar a minha cozinha, também lhe agradecia :)

    Fada e Miguel:

    Picardia tem várias definições e eu vou dar duas:

    1) Era o nome de uma bebida que conheci em Madrid (leite condensado, café e whisky) - portanto ao dizer que podiam continuar com a picardia poderia querer dizer: "podem continuar a tomar uma picardia juntos"

    2) Picardia - s.f. pirraça, acinte (adv. de propósito) (www.priberam.pt) - e neste caso quereria dizer que podiam continuar a conversa um com o outro DE PROPÓSITO :D

    Qualquer que seja a vossa definição preferida, só estou a desejar... boas picardias!


    :*

    (digam lá que não me saí bem?... :p)

    ResponderEliminar
  17. Estou espantado!

    E nunca ouvi falar em tal bebida mas isso "soa" um bocado a Baileys!

    Quanto vale uma limpeza na cozinha?

    ResponderEliminar
  18. Fénixzinha:
    Não bebo café, não sou apreciadora de whiskey, mas o leite condensado marchava cá com uma pinta!!! :D

    E sim, viramo-nos para ti porque és a dona do blogue!!! :p

    Bem... Creio que o Miguel está interessado em limpar a tua cozinha!... Aproveita!!!!!!!!! :D
    (Se o preço for uma picardia, és capaz de ficar a ganhar... Ou não... lol)

    Beijinhos

    PS - Saíste-te assim-assim... ;)

    ResponderEliminar
  19. Miguel:

    Soa um bocado a Baileys, mas é bem melhor e bate mais :D, pois está tudo à temperatura ambiente e o café a ferver. Excelente para os dias mais frios. :)

    A limpeza da cozinha tem um valor proporcional à qualidade de quem a limpa ;)


    Fadazinha:

    Fazemos assim, eu bebo o café e o whisky e tu o leite condensado, topas?

    Se tu dizes que o Miguel está interessado... quem sou eu para te contrariar.
    Se o preço dele for uma picardia fico certamente a ganhar, é que eu gosto de tudo muito bem limpinho... ;)

    Saí-me "assim-assim"?!?!?!?!
    (estás tramada... ai o que eu vou escrever nos teus blogues!... aguarda-me!....)

    :D

    ResponderEliminar
  20. Juntam-se duas mulheres e já me puseram a limpar cozinhas...

    Que lindo!

    Eu aceito um Vodka! Gelado!

    ResponderEliminar
  21. Miguel:

    Nós as mulheres somos uma raça terrível; os homens não podem connosco...

    No fim de limpares a cozinha dou-te o direito de escolher entre um Absolut Citron e um Zubrowka Bison, pode ser ou ainda tenho que ir ao supermercado?...

    ;)

    ResponderEliminar
  22. Depende do tamanho da cozinha!

    E da tua ajuda!

    ResponderEliminar
  23. Fénix:

    Ok, e se tiveres um chocolate quente para juntar ao leite condensado, não te largo o ninho! :D

    E sim, escreve o que quiseres nos meus blogues... Afinal de contas, os comentários são moderados e reservo-me o direito à não publicação! lol
    ;)

    Miguel:
    Não, não te pusemos a limpar a cozinha. "Ainda"... :D

    Beijos a ambos e Bom dia...

    ResponderEliminar
  24. Na vida tudo pode ser negociado!

    Portanto...

    ResponderEliminar
  25. Fénix, tens um voluntário!!!!!!!!!!

    :D

    Negoceia, vá, negoceia! Lol

    Kisses

    ResponderEliminar
  26. Hummm!!!

    Parecem-me dois conceitos que não se cruzam: o voluntariado e o negociar alguma coisa...

    Não achas?

    :p

    ResponderEliminar
  27. Não, não acho.

    Percebeste, ou queres que te explique o meu ponto de vista?

    :p

    ResponderEliminar
  28. O voluntário é aquele que se presta de boa vontade a realizar algo. Mas isso não significa não haver algum tipo de contrapartida e/ou combinação, logo, negociação.

    Exemplo:

    O Miguel limpa a cozinha da Fénix cheio de alegria, entusiasmo e boa vontade, enquanto a Fada, tal como combinado entre os três, fica a beber um chocolate quente com leite condensado, conversa com a Fénix e vê-a preparar uma vodka de agradecimento para com o gesto do Miguel.

    Esclarecido? :D

    ResponderEliminar
  29. Vi...

    E?...

    (Não me digas que estás habilmente a tentar mudar de assunto, para veres se nos esquecemos que és tu a limpar a cozinha... :p)

    ResponderEliminar
  30. Não acredites em todas as histórias que vês e ouves... especialmente as tuas...

    AhAhAh

    (estás a ver se repetes isso tantas vezes que se torna verdade?)

    ResponderEliminar
  31. Alguém disse que acredito nas histórias (dos outros, que das minhas sei até onde vai a verdade e a ilusão)?



    (Pronto, já te estás a baldar... 'tadinha da Fénix, vai ter mesmo de ir bater à porta da vizinha a perguntar onde arranjou o moço!)

    ResponderEliminar
  32. Vocês é que se estão a baldar e a querer aproveitar-se de um simpático ET (com mau feitio nas horas vagas...)

    ResponderEliminar
  33. Nós!??!?

    Caríssimo, todo o pressuposto desta conversa era UM HOMEM A LIMPAR COZINHAS COM AR VIRIL!!!

    Portanto... Qual é a dúvida??

    :p

    ResponderEliminar
  34. Não!

    O pressuposto era ajudar nas lidas da casa...

    ResponderEliminar
  35. Como nenhum comentário me é dirigido só vim aqui para dizer "Olá"...

    Beijinhos

    (ainda eles dizem que isto não é uma picardia... claro que não, até tive q desactivar a moderação de comentários que já não os podia aturar... safa!)

    ;)

    ResponderEliminar
  36. Miguel:
    Ora vai lá reler o post e os coments iniciais............
    'Tás distraído, 'tás, 'tás!!!

    Fénix:
    É o TEU tasco e estamos a discutir a limpeza da TUA cozinha, como é que podes dizer que ninguém te dirige a palavra!??!?

    ResponderEliminar
  37. E eu a pensar que vinhas aqui defender-me...

    ResponderEliminar
  38. Miguel:

    Defender, porquê?

    Ninguém te está a atacar!!!

    :p

    ResponderEliminar
  39. OK, vamos então lá por ordem no tasco...

    Querida Fada (senhoras primeiro):

    Podes vir que já comprei cinco latas de leite condensado; há leite crú e cozido, é só escolheres.

    Miguel:

    A minha ajuda será toda a que precisares para o bom desempenho das tarefas que te forem incumbidas, mas depois de abrir a primeira garrafa de vodka não me responsabilizo pelos meus actos ;)
    E algo me diz que só te devo deixar beber depois do trabalhinho todo feito...

    E não me parece que precises de defesa, muito menos da minha e muito menos para te defender da Fada...

    :)

    ResponderEliminar
  40. Jesuuuuuuuuus!!!

    Já dá para comer à colherada, fazer mousse de maracujá, baba de camelo, brigadeiros...

    mnhammmmmmm

    :D

    (Miguel: vês que ela não está a requisitar a minha ajuda e continua a ser UM HOMEM A LIMPAR A COZINHA COM AR VIRIL??)

    ResponderEliminar
  41. Cheirou-me a doces... :-)

    Onde é que me posso sentar?

    ResponderEliminar
  42. Olá Inside me,

    Bem vindo a esta picardia (lol)

    Sentas-te onde o Miguel deixar, que é ele que vai limpar a cozinha :p

    A fada droga-se com leite condensado, eu com vodka, o Miguel com as limpezas e tu... olha, é só escolher!

    :)

    ResponderEliminar
  43. Vocês não perceberam bem...

    Agora em português, ainda sem boneco, para ver se entendem:

    Eu ajudo de boa vontade...
    Eu nas limpezas e vocês a ver... não estou MESMO a ver! Nem com vodka!

    E cada um responde por si.
    Quando eu chamar "Fenix" espero uma resposta da fenix e não da Fada... e vice versa!

    A inside me é bem vinda a esta tertulia para ajudar (a limpar e a comer e a beber...)!

    ResponderEliminar
  44. Ahahahahha

    Pronto, agora junta-se O Inside me (é homem, Miguel, não é menina!!!) à conversa e está o caldo entornado!!!

    Miguel, lá porque estás a dirigir os comentários, ainda estamos numa ditadura, em que quem manda é a Fénix! E a menos que ela me proiba de te responder directamente, acreditas mesmo que deixarei de me meter contigo??? :D

    Mas olha, se te faz feliz, o Inside me pode sempre ajudar-te na cozinha... :D

    (sim, eu sei, tenho cá uma lata... lol)

    ResponderEliminar
  45. Migueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeellllllllll

    ResponderEliminar
  46. ... Não me parece... eu sou um convidado :-)

    Eu vim pelos doces... e agora já temos caldo... caldo verde???

    Fogão a lenha não há?? ia um pãozinho com chouriço :-)

    Tou mesmo a ver para quem vai sobrar a loiça... :-)

    ResponderEliminar
  47. Inside me:
    Convidado??
    És um penetra, é o que é!!!

    Mas vá, pronto, vamos dividir tarefas:

    Eu e a Fénix fazemos os doces, o caldo, o pão com chouriço (eu levo a MAP) e preparamos as bebidas.
    Tu e o Miguel arrumam a sujeirada que nós fizermos! :D

    (A menos que tu ou o Miguel não sejam viris, pois isto tem de ser uma tarefa executada virilmente!)

    ResponderEliminar
  48. Inside me:

    Ai tu só vens pelos doces?!?!?!
    Olha o interesseiro!

    Pela companhia não?...

    Tás feito, a fada vai lançar-te um feitiço :P

    :)

    ResponderEliminar
  49. Nã, não lanço feitiços, que isso é coisa de gente ignorante...

    E se eu quiser torturar o Inside me, sei fazê-lo com muito estilo...eheheh :p

    E não, Fénix, ele veio porque lhe cheirou a doces, mas só pelos doces, ele não ficava. :)

    ResponderEliminar
  50. :(
    O Miguel já não me fala.........................


    (Mas pronto, se não falar, arruma a cozinha mais depressa que não se distrai!!!! :D )

    ResponderEliminar
  51. Isso já me parece completamente diferente.

    Limpar o que vocês sujam para fazer o petisco... não me parece mal!
    Essa parte aguento (virilmente)! Mas espero que a refeição valha a pena... Mesmo!

    ResponderEliminar
  52. Miguel:

    Não ouvi chamares o meu nome...

    Fada: tu não precisas... voas mais depressa!

    Inside me: para ti.... nada, nadinha, só por causa das confusões, ok? :D

    :)

    ResponderEliminar
  53. Miguel, assim sim!!!

    :D

    (E uns camarões fritos, marcham?)

    ResponderEliminar
  54. Fenix!!!!!!!!!!


    (está bom assim?)

    Mas afinal vocês cozinham o quê?
    Quais são as especialidades da casa?

    ResponderEliminar
  55. Ahahahah

    Vocês a chamá-la são engraçados!

    Eu não a chamo, uso a telepatia...
    Coisas próprias de entidades voadoras!!! :p

    ResponderEliminar
  56. É assim... para grandes males grandes remédios... :D

    (Da próxima vez mando as minhas respostas à "censura" antes de as publicar :p)

    ;)

    ResponderEliminar
  57. Ora bem...

    Alguém tem alergias ou incompatibilidades gastronómicas?
    É que é mais fácil fazer a lista se soubermos o que não se pode comer!

    Da minha parte: nada de feijão verde! E beterraba, quem quiser que coma... Blearghhh

    ResponderEliminar
  58. Alguém me chamou....

    Sim, Miguel? :)

    Eu é mais é salgados, embora me desenrasque nos doces...

    ResponderEliminar
  59. Chamaste, Inside me? Eu disse q para ti nada, nadinha.... :p

    Vais ter que arranjar um bom motivo para me chamares...

    ;)

    ResponderEliminar
  60. Opá!!! mentiste!! farto-me de chamar e não vens!!!

    Para que te servem as asas...se não me ouves... e depois me confundes com outro...

    ResponderEliminar
  61. Ó Fénix Maria, é asim que tratas quem tens no tasco??

    "para ti, nadinha!"... Ai, ai ai!

    ResponderEliminar
  62. Só sou alérgico a gente parva...

    E não gosto de figado.

    Façam lá o menu para ser sujeito a aprovação por quem depois lava a loiça... E não esqueçam as bebidas!

    ResponderEliminar
  63. Ok, vamos lá:

    Inside me: Sim? Aqui estou :)

    Fada: eu estava a brincar com ele,caso a tua bola de cristal não tenha percebido

    Miguel: não te consigo responder... há sempre algo a interromper, mas vou fazer um esforço :)

    :)

    ResponderEliminar
  64. ... e também acho que estás a tratar mal o inside...

    Na volta até sabe cozinhar... ou outra coisa qualquer...

    ResponderEliminar
  65. Isso defende-me fada...

    .. eu só ia a passar... e fui tentado... docemente assediado...

    ... e agora negam um docinho... a um pobre transeunte...

    ResponderEliminar
  66. Olha!!!
    O Miguel tem uma alergia igual á minha!!!

    Bem, eu diria que...
    Para começar, trouxinhas de morcela em massa filo com saladinha de rebentos frescos e camarões fritos com alho e limão.
    Depois, bacalhau com natas ou bacalhau à brás, conforme desejarem
    De sobremesa, leite-creme de lúcia lima em cama de maçã caramelizada e gelado de tomilho.

    A acompanhar, vinho tinto Ponte Pedrinha 2005, vinho branco Síria da Quinta do Cardo.

    De aperitivo, um moscatel a gosto, e à sobremesa, um espumante Luís Pato.

    De digestivos... Licores variados, café e whiskey.

    Agrada-vos?

    ResponderEliminar


  67. Eu defendo-te, mas sei que a Fénix não fez por mal. :)

    E de pobre traseunte não tens nada, pah, não sejas queixinhas!

    Miguel, tens de perguntar ao Inside me quais as especialidades dele, porque depois hão-de ser vocês a cozinhar!!
    (E limpam a cozinha na mesma!)

    ResponderEliminar
  68. Pronto... Pronto enquanto alguem arruma a cozinha... e depois de um repasto desses... eu faço a minha especialidade...

    ... as pipocas para a sessão de cinema... :-P

    ResponderEliminar
  69. Ahahahaha

    Deves achar que depois de tudo, ainda há vontade para pipocas!!!

    Gostaste da ementa?

    ResponderEliminar
  70. Inside me:

    Mas isso requer uma concentração e um nível de detalhe... ui, ui...

    É que é preciso arte para fazer pipocas...

    ;)

    ResponderEliminar
  71. Miguel:

    Eu não trato mal ninguém... era uma "picardia" que ele sabe sobre quê...

    Eu tb n gosto do que tu não gostas e de mais umas coisas...

    Vinho: tinto maduro de preferência: Douro ou Alentejo.

    E deixa que a minha máquina trata da loiça :p

    ;)

    ResponderEliminar
  72. Embora não tenha provado... acho que alguns dos seus componentes já me passaram pela vista :-)

    ... e a esta hora ficava-me mesmo só por um docinho...

    Fenix
    Não é qualquer um que domina a pipoca!! E essa está ali no tacho a saltar...
    ...e desculpa a modestia... mas essa arte eu domino ;-)

    ResponderEliminar
  73. Inside me:

    Não há dúvida!...

    É preciso engenho e arte para fazer uma boa pipoca...

    :)

    ResponderEliminar
  74. Shiuuuuuu

    Falem mais baixo que o Miguel adormeceu...
    (Deve ter sido do vinho... Não aguentou!)

    ResponderEliminar
  75. Fenix:
    Não sei de que picardia falas...eu não disse nada ;-)

    Fada:
    Shiuuuu??? e as minhas pipocas???????

    ResponderEliminar
  76. Inside me:
    Fala baixinho e comemos sem fazer barulho...

    Não queres acordar o Miguel, pois não??
    'tadinho...

    ResponderEliminar
  77. Inside me:

    Sabes sim.... e não é preciso falares comigo que eu tenho asas e a audição apurada.

    ;)

    ResponderEliminar
  78. Confesso que fiquem quase em transe com a ementa!!!!

    Mas vocês sabem fazer esssas coisas todas?
    Bem. Não de uma maneira qualquer... Vocês fazem isso e fica assim apetitoso como parece?

    E afinal tens maquina da loiça?

    Estou (bem) impressionado!

    ResponderEliminar
  79. Chamei... chamei e não ouviste...

    E há coisas que nem sussuro... :-)

    ... eu agora só oiço os murmurios dos meus lençois...

    Vou ver o que querem... ;-)

    ResponderEliminar
  80. Miguel:
    Sei.
    Tem.

    :D

    Afinal não dormias!!! :D
    Estavas só em transe!!! :D

    ResponderEliminar
  81. Miguel:

    Os meus cozinhados são sempre alvo dos maiores elogios... e com a ajuda mágica da Fada de certeza que vão ter um toque especial.

    E sim, fica apetitoso como parece...

    Tenho máquinas para tudo e mais alguma coisa.

    Odeio lides domésticas, por isso aceitei (feliz!) a tua ajuda ;)

    ResponderEliminar
  82. Eu não odeio as lides domesticas e gosto particularmente da cozinha em determinados momentos... sempre acompanhado. Sozinho não tem piada!

    As lides da casa... já tive mais paciência! Mas tornei-me moderno e arranjei empregada... (esperto!)

    ResponderEliminar
  83. Miguel:
    Também eu!!!
    De 15 em 15 dias faz o maior, o resto do tempo faço eu a manutenção.
    E acima de tudo... Passa-me a roupa a ferro, que detesto!!! :D

    ResponderEliminar
  84. Miguel:

    Eu gosto da cozinha e de cozinhar... quase sempre!

    O que odeio é ter que limpar... e não é lavar pratos, é limpar aquilo que as máquinas não lavam... o fogão por exemplo.

    Claro que acompanhada tem mais piada... ;)

    ResponderEliminar
  85. Bem, pessoal, a conversa está boa mas são horas de zzzzzzzzzzzz...

    Beijitos, ficai bem :)

    ResponderEliminar
  86. Passar roupa a ferro... Meu Deus!!!

    A primeira coisa que comprei quando me separei foi o ferro, com caldeira, e a tabua de engomar, que a ex levou as 2 coisas... Nunca usei! Duarnte um tempo, que não tive empregada, levava a roua lavada a uma engomadoria. Agora a empregada trata disso.

    Quanto à cozinha, o truque é nunca deixar sujar demais... Ter o controlo da situação!

    Mas às vezes, se estamos acompanhados, fica complicado dar atenção a tudo... Lá ficam umas coisitas para limpar depois... E já não deixar queimar a comida já é quase um feito!

    :)

    ResponderEliminar
  87. Miguel:

    Passar a ferro é um pesadelo, sim... eu passo alguma, aquela que não quero que me estraguem... :P

    Ás vezes nem sozinha tomo conta do recado... quando depois de jantar me dá a preguiça...

    ;)

    ResponderEliminar
  88. Fada: beijinhos, dorme bem! ;)

    Miguel, Inside me: Bons sonhos:)

    ResponderEliminar